A patronesse da unidade escolar é a Professora Dirce Boemer Guedes de Azevedo, natural de Bauru, onde nasceu no dia 21 de janeiro de 1933. Filha de Antônio Guedes de Azevedo e Jacy Guedes de Azevedo. Pertence a tradicional família de educadores “Guedes de Azevedo”, pioneiros da educação em Bauru e região. Passou sua infância em Bauru onde estudou no Colégio de sua Família.

Saiu de casa ainda jovem para cursar Filosofia na UNICAMP, em Campinas, no setor de “Anglo-Germânica”. No meio de seus estudos resolveu casar-se e anos depois acabou seu curso aqui em Bauru, na Faculdade de Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus, atual USC, e cursou pós-graduação em Lexografia.

Muito inteligente e competente, nasceu para ser professora e educadora. Durante anos lecionou no Colégio Guedes de Azevedo ministrando aulas de Português e Inglês e incentivando a juventude a prática esportiva e as artes cênicas. Fundou dentro do colégio no qual lecionava o “Clubinho Blue Jeans”, no qual os alunos participavam de peças teatrais, danças folclóricas, esportes, com enfoque politico e social. Com apresentações em todos os teatros da cidade, inclusive na televisão local, Mauro Rasi o grande dramaturgo brasileiro começou sua carreira de sucesso com Dirce Guedes no Blue Jeans.

Anos mais tarde começou a lecionar na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Joao Batista Ribeiro” de Agudos, onde numa vida corrida e penosa utilizava-se do transporte coletivo todos os dias para cumprir seus compromissos de professora apaixonada pelo que fazia. Lecionava também na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Xavier de Mendonça”, e Cursos Brasília, locais nos quais sempre deixou muitas lembranças positivas. Ao se afastar da docência foi trabalhar na Divisão Regional de Ensino, realizando vários projetos até se aposentar formalmente, pois Dirce nunca parou de trabalhar escrevendo inúmeros livros.

Resolveu então colocar todo o seu conhecimento, talento, sabedoria e potencialidade para fora, escrevendo livros didáticos e literaturas de Português, Inglês e alfabetização para a população brasileira, com sua característica marcante da aprendizagem com alegria. Diante do sucesso das primeiras obras, mudou-se para São Paulo, dedicando-se somente às obras didáticas, e sempre muito requisitada em tempo integral, levando o nome de Bauru, em todos os quadrantes deste imenso Brasil, por meio de suas concorridas palestras. Suas obras foram espalhadas e divulgadas por todo o país em razão do conteúdo, da modernidade e alegria nelas contidas.

Dirce Boemer Guedes de Azevedo sempre causou espanto e admiração, porque esteve muito à frente do seu tempo, criando obras alegres, modernas e muito adotadas nas melhores escolas do país.

Os livros de Inglês desde início foram escritos em parceria com seu filho mais velho Ayrton de Azevedo Teixeira Gomes, também professor de Inglês, e quando este veio a falecer, continuou escrevendo sozinha, mas o nome de seu filho e coautor permaneceu nas capas de suas obras de Inglês.

Como educação nunca foi prioridade no Brasil e quem se dedica a esse setor não recebe de volta a grandeza e o devido valor da profissão, poucos, sabem que Dirce Guedes (carinhosamente chamada assim), já havia escrito mais de cento e quarenta títulos e com uma vendagem perto de vinte milhões de livros por esse Brasil.

Faleceu em 12 de setembro de 2002, em plena atividade, tendo recebido vários prêmios durante sua vida, porém o de maior importância foi o Prêmio Atenção.

Com orgulho, a escola tem o seu nome como ponto de referencia para o desenvolvimento dos trabalhos educativos e valorização da educação escolar. 


 


RUA ANTONIO DEZEMBRO, 5-15 | PARQUE BAURU | Fone: (14) 3281-9271 | E-mail: emefdirce@bauru.sp.gov.br